A NATUREZA COMO ELEMENTO DA ARQUITETURA

A NATUREZA COMO ELEMENTO DA ARQUITETURA

A NATUREZA COMO ELEMENTO DA ARQUITETURA.

 

A mãe terra grita frente aos problemas enfrentados das últimas décadas, os cinco tipos de câncer que nosso planeta sofre são: desmatamento, poluição, extinção de espécies , degradação do solo e superpopulação.

É chegado o momento de revertemos esse quadro, primeiramente começando pelas regiões urbanas, é hora de acontecer uma intervenção, principalmente dentro das cidades.

A arquitetura pode estar conciliada com a natureza, é possível esses dois campos coexistirem, mas para que isso aconteça é necessário a  instrução da população.

Vejam alguns métodos e dicas para a existência de uma harmonia entre arquitetura projetada e natureza:

1-usando a água ao nosso favor: é possível fazer uma construção onde possa ter mesmo que artificial elemento com a  água, a umidificação do ambiente é um fator importante para elementos microscópicos e para a conservação  pequenos animais. Outra característica importante do uso da água como elemento urbano que se é possível usar a água combinada  com jogos de luz e sombra, eram elementos centrais na arquitetura, que juntamente com o uso de vegetação e do sombreamento permitem a criação de espaços ao ar livre com um microclima diferenciado em relação à aridez local, aumentando a umidade do ar, reduzindo ganhos térmicos pela radiação solar e diminuindo a temperatura do ar.

2-arquitetura bioclimática : os edifícios ao serem projetados devem ser planejados dentro das condições climáticas, aproveitando os recursos da natureza, o vento, o sol e a vegetação devem estar inseridos no planejamento da arquitetura.

3-coleta de dados micrometeológicos: isso é a aferição de temperatura do ar  e a  umidade relativa. Com esses dados é possível ter informações sobre o comportamento térmico da área onde a edificação estará inserida, com essas informações é possível projetar uma construção dentro dos parâmetros de sustentabilidade,

4-propriedade térmica dos elementos: ao se escolher os elementos para a elaboração de um projeto é interessante usar materiais que produz o aumento da energia térmica, que modifiquem o fluxo do vento, que diminuem a umidade relativa e a infiltração das águas das chuvas.

5-projetando em volta das árvores é um recurso inteligente para evitar a extração desnecessária da vegetação que compõem um ambiente.

Quando elaboramos ou projetamos um elemento de arquitetura é ocasionado a  substituição dos materiais naturais pelos materiais artificiais, então devem ser pensado muito bem nessa substituição,  pois materiais artificiais  provocam a transmissão e reflexão das características da atmosfera local.Dependendo do que é escolhido poderá ocasionar ou não interferência na natureza e no microclima da  região.

A natureza deve ser contemplada e respeitada , nada mais belo do que uma cidade agradável com muito verde  para se viver.

 

Leia nossa indicação e post ““O homem é a medida de todas as coisas“”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário