A autocrítica

A autocrítica

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “A autocrítica”.

Autocrítica é coisa difícil, porque significa “pensar a si mesmo”. O sentido original da palavra “crítica” é separação. Fazer uma escolha entre o que serve e o que não serve. Aquilo que tem lugar na nossa ação e na nossa vida e aquilo que não tem.

Autocrítica é uma necessidade de conhecer a si mesmo e a capacidade de depurar-se, de avaliar ações, convicções, pensamentos, atitudes. Até em relação às nossas virtudes há a necessidade de se fazer uma autocritica. Peneirar aquilo que tem serventia e descartar o que devemos deixar de lado. Não é fácil.

O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, um dos maiores pensadores do século XX, dizia que “você não consegue pensar decentemente se não quiser ferir-se a si mesmo”.

O que significa isso? Autocrítica produz ferimento nesse sentido simbólico. Machuca ter que se pensar, ter que se olhar, ter de se perceber incompleto, longe daquilo que se chamaria de perfeito.

Nesta hora, a autocrítica faz muito bem. Não pode ser o tempo todo, nós não somos os melhores críticos de nós mesmo, porém ela precisa ser exercida e traz algum ferimento, mas tem de suportar, e é bom.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário