30 Livros de Psicologia Positiva que você deve ler

30 Livros de Psicologia Positiva que você deve ler

Livros de Psicologia Positiva e Felicidade são conteúdos muito buscados aqui no site e até solicitados por alguns leitores via e-mail. Resolvemos aqui publicar uma lista(bem extensa) de livros que vários psicólogos leram e recomendam sobre Psicologia Positiva.




A ordem é aleatória, não tem uma sequência que você deva seguir.

Caso queira comprar algum livro, é só clicar no título do livro, imagem ilustrativa ou em uma “pequena imagem/link” que irá ficar abaixo da resenha do livro.(Se interessar por algum livro, e for comprar… compre através de nossos links, é uma forma de manter o projeto do site ativo, pois recebemos uma pequena porcentagem em cada livro vendido).

Se você achar que está faltando alguma obra que gostou muito e recomenda, faça o seu comentário por favor 😀

o jeito harvard de ser feliz pensar bem viver bem

O Jeito Harvard de Ser Feliz – Shawn Achor (2012)

Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso. A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo. Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.


Felicidade Autêntica – Martin Seligman pensar bem viver bem

Felicidade Autêntica – Martin Seligman (2004)

O psicólogo Martin E. P. Seligman apresenta suas descobertas sobre felicidade e longevidade e de que maneira podemos dar nossa parcela de contribuição para um mundo melhor e alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos em nossas vidas. O objetivo principal deste livro é corrigir o desequilíbrio, incentivando o campo da psicologia a complementar seu conhecimento acumulado sobre sofrimento e doença mental com novos conhecimentos sobre emoções positivas, virtudes e forças pessoais.


Florescer – Martin Seligman pensar bem viver bem

Florescer – Martin Seligman (2011)

As ideias do psicólogo Martin E.P. Seligman mudam ao decorrer dos anos devido ao avanço da Psicologia Positiva. Por isso, florescer se baseia no trabalho sobre o otimismo, motivação e caráter para mostrar como tirar o máximo de proveito de vida, tentando desvendar uma nova teoria do que compõe uma vida boa – para indivíduos, comunidades e nações. Possui exercícios interativos que visam ajudar os leitores a explorarem suas próprias atitudes e objetivos.


Os Mitos da Felicidade psicologia positiva

Os Mitos da Felicidade – Sonja Lyubomirsky (2013)

A Ph.D. em Psicologia Sonja Lyubomirsky desconstrói os diferentes motivos pelos quais uma pessoa acredita que pode ser feliz e apresenta uma série de situações em que as pessoas geralmente não criam a expectativa de encontrar a felicidade, mas encontram. As descobertas da autora são instigantes e, algumas vezes, até mesmo contraintuitivas. Desafiador, Os Mitos da Felicidade retrata dez momentos da vida adulta, desde a relação com dinheiro e sucesso, relacionamentos amorosos e problemas da terceira idade. O leitor é convidado a se sentir à vontade para começar a leitura a partir da situação que lhe for mais conveniente.


Agradeça e Seja Feliz! psicologia positiva

Agradeça e Seja Feliz! – Robert Emmons (2009)

Emmons vai além da ciência e busca apoio em grandes filósofos, escritores e teólogos. Em um texto ameno e abrangente, o autor aborda a gratidão de forma inédita, inspirando os leitores a se entregarem à pratica do agradecimento e desfrutarem de todos os benefícios que ela pode trazer a nossa vida.


Amor 2.0 – Barbara L. Fredrickson psicologia positiva

Amor 2.0 – Barbara L. Fredrickson (2015)

Coloque de lado todas as suas ideias pré-concebidas sobre o amor. Neste livro, Barbara L. Fredrickson, PH. D em psicologia, apresenta novas perspectivas sobre esse sentimento poderoso, a partir de pesquisas científicas reveladoras. Por meio de um texto leve e exemplos do cotidiano, você descobrirá que pode alterar significativamente os seus padrões de comportamento e seus relacionamentos íntimos para melhor. Descobrirá como o seu corpo reage ao amor e como deve agir para tornar-se mais receptivo e satisfeito em seu cotidiano. Amor 2. 0 é um guia essencial para quem quer vivenciar o sentimento de forma plena.


10% mais feliz Como aprendi a silenciar a mente psicologia positiva

10% mais feliz: Como aprendi a silenciar a mente, reduzi o estresse e encontrei o caminho para a felicidade – Uma história real – Dan Harris (2015)

Dan Harris era um jornalista promissor, que construía com garra sua carreira de apresentador na rede de televisão americana ABC News. Mas a obsessão pelo trabalho, a autocrítica exagerada e a extrema competitividade o levaram a um ponto sem volta: o dia em que teve um ataque de pânico ao vivo, na frente de milhões de telespectadores. A partir dali, ficou claro que algo precisava mudar – e ele acabou embarcando numa inesperada odisseia através do mundo da espiritualidade. Ele descobriu que a fonte de seus problemas era justamente aquilo que considerava seu maior aliado: a voz incessante dentro de sua cabeça, que o impelia sempre a querer mais, fazer mais, se esforçar mais.


Garra O poder da paixão e da perseverança – Angela Duckworth psicologia positiva

Garra: O poder da paixão e da perseverança – Angela Duckworth (2016)

Neste livro obrigatório para todos que desejam alcançar o sucesso, a psicóloga Angela Duckworth demonstra para pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para realizações incríveis não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra” — a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas. Pessoal e inspirador, capaz de transformar vidas, Garra é um livro sobre o que se passa na cabeça das pessoas durante as derrotas e como isso — não o talento ou a sorte — pode fazer toda a diferença.


O Cérebro e a Felicidade – Rick Hanson psicologia positiva

O Cérebro e a Felicidade – Rick Hanson (2015)

Rick Hanson é neuropsicólogo e membro do Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi conferencista visitante em Oxford, Stanford e Harvard. Escreveu vários livros, entre eles O Cérebro de Buda.


Felicidade. Uma História – Darrin M. McMahon psicologia positiva

Felicidade. Uma História – Darrin M. McMahon (2007)

Darrin McMahon mostra neste livro em linguagem acessível a história do mais popular tema filosófico – a felicidade – e aponta o terrível peso que ela hoje adquiriu. Porque desde as revoluções do século XVIII a felicidade se tornou um direito com o qual nascemos e mais recentemente um dever. Somos obrigados a ser felizes! Ora o que resta da felicidade quando ela vira um dever?


Atenção Plena Mindfulness – Mark Williams e Danny Penman psicologia positiva

Atenção Plena: Mindfulness – Mark Williams e Danny Penman (2015)

Com 200 mil exemplares vendidos, este livro e o CD de meditações que o acompanha apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.


Atenção Plena Para Iniciantes – Jon Kabat-Zinn psicologia positiva

Atenção Plena Para Iniciantes – Jon Kabat-Zinn (2016)

Jon Kabat-Zinn é médico, doutor em biologia molecular pelo MIT, professor emérito da Faculdade de Medicina na Universidade de Massachusetts e fundador do Center for Mindfulness in Medicine, Healthcare and Society. Criador do Programa de Redução do Estresse Baseado na Atenção Plena (MBRS), cuja eficácia foi cientificamente comprovada, ele é autor de vários livros sobre meditação, faz palestras ao redor do mundo e recebeu inúmeros prêmios e honrarias por sua contribuição nos campos da medicina, comportamento e saúde.


Ciência da Felicidade – Anthony M. Grant psicologia positiva

Ciência da Felicidade – Anthony M. Grant (2015)

Este livro apresenta um programa cientificamente comprovado, com a finalidade de fazer você uma pessoa mais feliz. São oito semanas que trarão resultados positivos para a sua mente, corpo e comportamento. Com este livro você vai descobrir como: Ser feliz pode se tornar um hábito; “Medir” a felicidade; Cultivar uma atitude mental positiva; Implementar oito passos cientificamente comprovados para aumentar a felicidade e melhorar o seu bem-estar; Oito passos. Oito semanas. Prepare-se para a mudança definitiva. Ouse ser tudo que você pode!


A Ciência de Ser Feliz – Susan Andrews psicologia positiva

A Ciência de Ser Feliz – Susan Andrews (2011)

Os estudos sobre o que gera felicidade no ser humano cresceram e vertiginosamente nas últimas décadas, mostrando que a ciência pode ser grande aliada na discussão do assunto. Baseada em amplas pesquisas, a dra. Susan Andrews aponta aqui os fatores que realmente aumentam nossa Felicidade Interna Bruta (FIB) e lista princípios eficazes que tornam nosso cotidiano mais pleno, como fazer o bem, praticar ioga, aprofundar a respiração, estreitar os laços afetivos e meditar.


Flow e Psicologia Positiva. Estado de Fluxo, Motivação e Alto Desempenho – Helder Kamei psicologia positiva

Flow e Psicologia Positiva. Estado de Fluxo, Motivação e Alto Desempenho – Helder Kamei (2016)

Image result for livro flow e psicologia positivaA obra apresenta o estudo de mestrado desenvolvido por Helder, na Universidade de São Paulo – USP, que teve como objetivo descobrir quais as condições que conduzem, crianças e adultos, ao estado mental de alta concentração e alto desempenho, conhecido como Flow, que por sua vez produz prazer, satisfação e felicidade, conceitos amplamente estudados e difundidos pela Psicologia Positiva. O Flow é o envolvimento que nos leva a nos conectar com o que estamos fazendo, ou o modo como estamos fazendo, ou ainda com quem estamos, gerando um estado de realização. É um processo espontâneo e intenso, que proporciona o bem-estar, em busca da felicidade plena.


O Viés Otimista – Tali Sharot

O Viés Otimista – Tali Sharot (2011)

Doutora em psicologia e neurociência pela New York University, pesquisadora da University College London e palestrante do circuito Ted Talks, a autora estuda a maneira como essa motivação otimista está programada em nosso órgão mais complexo, o cérebro, protegendo o ser humano de ter suas ações desestimuladas pelas tribulações inevitáveis da vida cotidiana. Também explica o que acontece quando há “falhas” nos processos cerebrais que podem levar à reversão extrema do otimismo, caso da depressão, e as diferenças fundamentais entre pessoas otimistas e pessimistas.


Avaliação em Psicologia Positiva – Claudio S. Hutz psicologia positiva

Avaliação em Psicologia Positiva – Claudio S. Hutz (2014)

Neste livro, escrito pelos pesquisadores do Laboratório de Mensuração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os leitores encontraram uma diversidade de escalas de avaliação (entre elas, escala de autoestima, bem-estar subjetivo e afetos positivos e negativos), seguidas da explicação de como devem ser aplicadas, que os auxiliarão a entender e incorporar a Psicologia Positiva ao seu trabalho.


Psicologia Positiva. Uma Abordagem Cientifica e Prática das Qualidades Humanas – C. R. Snyder psicologia positiva

Psicologia Positiva. Uma Abordagem Cientifica e Prática das Qualidades Humanas – C. R. Snyder (2008)

Escrito por pioneiros da Psicologia Positiva, este livro apresenta aos leitores esse novo paradigma científico que se centra na promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Por meio de uma revisão bibliográfica abrangente e de exercícios bem elaborados, esta obra ajudará o leitor a compreender e testar os princípios dessa abordagem inovadora, que ultrapassa a visão psicopatológica vigente e propõe uma reformulação do estilo de vida, visando uma existência mais feliz.


Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho Conceitos Fundamentais e Sentidos Aplicados – Narbal Silva e Samantha de Toledo Martins Boehs psicologia positiva

Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho: Conceitos Fundamentais e Sentidos Aplicados – Narbal Silva e Samantha de Toledo Martins Boehs (2017)

Image result for samantha toledo felicidadeA obra contribui para reflexões sobre conceitos e práticas da Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho, abordando temas emergentes, tais como, Organizações Saudáveis, Felicidade, Esperança, Resiliência, Liderança Autêntica, Flow, Mindfulness, Coaching Psychology, Investigação Apreciativa, entre outros. Na Psicologia Positiva o foco está no desenvolvimento de políticas, programas e práticas, que possam contribuir para a melhoria do bem-estar e da felicidade dos seres humanos no trabalho e em outros espaços de vida.

Inteligência Emocional – Daniel Goleman psicologia positiva

Inteligência Emocional – Daniel Goleman (1997)

Aliando o rigor do cientista à experiência humana do psicólogo, o autor busca nesta obra examinar questões consideradas polêmicas através de uma viagem pelos labirintos da mente humana. Tendo o intuito de mostrar que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo, a obra cita exemplos de casos do cotidiano que procuram demonstrar a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tendo como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissoras. Visa ter como enfoque central como atuar diretamente sobre a inteligência emocional para que problemas assim sejam evitados.


Em Busca De Sentido – Viktor E. Frankl psicologia positiva

Em Busca De Sentido – Viktor E. Frankl (2009)

O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.


Projeto Felicidade – Gretchen Rubin psicologia positiva

Projeto Felicidade – Gretchen Rubin (2011)

Gretchen Rubin propôs a si mesma um ano em busca da felicidade. Resoluções práticas e muita pesquisa levaram a autora a conclusões fascinantes sobre felicidade em tempos de correria entre a vida pessoal e profissional. Escrito com charme e vivacidade. Projeto felicidade demonstra que ser feliz não significa. necessariamente. ter mais dinheiro ou experimentar transformações bruscas; basta olhar em volta e dar atenção a coisas simples.


Sobre a Felicidade – Frédéric Lenoir psicologia positiva

Sobre a Felicidade – Frédéric Lenoir (2016)

Ser feliz é aprender a escolher – nos diz Frédéric Lenoir. Escolher os prazeres, os amigos, os valores sobre os quais queremos estabelecer nossa vida. Para nos ajudar nessa busca, o autor propõe uma viagem engrandecedora pela história do pensamento na companhia de grandes sábios do Oriente e Ocidente: de Aristóteles, Platão e Chuang-Tzu a Buda, Jesus e Muhammad; de Voltaire, Spinoza e Schopenhauer a Kant, Freud e os neurocientistas modernos.

O que nos faz felizes. O futuro nem sempre é o que imaginamos – Daniel Gilbert

O que nos faz felizes. O futuro nem sempre é o que imaginamos – Daniel Gilbert (2007)

Nesse brilhante e acessível livro, o renomado psicólogo de Harvard Daniel Gilbert descreve tudo o que a ciência tem a dizer sobre o esforço exclusivamente humano de prever o futuro e sobre como nos sentiremos quando chegarmos lá. A essência da obra derrubará suas mais absolutas certezas sobre como a mente funciona e qual o verdadeiro caminho da felicidade.

LIVROS DE PSICOLOGIA POSITIVA EM INGLÊS (8)

Fluir (Flow) a psicologia da felicidade – Mihaly Csikszentmihalyi psicologia positiva

Fluir (Flow): a psicologia da felicidade – Mihaly Csikszentmihalyi (1990)

O famoso psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi revela que o estado de consciência chamado flow é o que faz uma experiência ser genuinamente gratificante. Durante o flow, as pessoas tipicamente experimentam um senso profundo de contentamento, criatividade e envolvimento com a vida. Csikszentmihalyi demonstra nesta obra os caminhos para controlar esse estado positivo, não somente deixando ao acaso. O livro ensina como podemos descobrir a felicidade verdadeira e melhorar nossa qualidade de vida.


“Aprenda a ser feliz” – Tal Ben Shahar psicologia positiva

“Aprenda a ser feliz” – Tal Ben Shahar (2007)

Podemos ser mais felizes de acordo com o professor do curso mais popular da Universidade de Harvard. Tal Ben Shahar engenhosamente combina estudos científicos, pesquisas acadêmicas, conselhos de auto-ajuda e espiritualidade. Ele os junta para formar uma série de princípios que podem ser aplicados no dia-a-dia. Uma vez que você abre seu coração e mente para pensamentos mais felizes, você se sente mais realizado, conectado e feliz.


“Antes da Felicidade” – Shawn Achor psicologia positiva

“Antes da Felicidade” – Shawn Achor (2016)

Em seu bestseller O Jeito Harvard de Ser Feliz, o psicólogo Shaw Achor falou o porquê a felicidade é precursora do sucesso. Esse livro é sobre o que vem antes dos dois. Antes de ser feliz ou ter sucesso, precisamos desenvolver a habilidade de ver que a mudança positiva é possível. Somente observando o mundo através de lentes positivas podemos aumentar nossa motivação, emoção e inteligência para atingir nossos objetivos pessoais e profissionais.

A Ciência da Felicidade – Sonja Lyubomirsky psicologia positiva

A Ciência da Felicidade – Sonja Lyubomirsky (2007)

Sonja Lyubomirsky e suas estratégias de felicidade apresentam o conceito de atividades intencionais que podem ser usadas para obtermos uma vida mais feliz. Essas atividades incluem técnicas para o exercício do otimismo com relação ao futuro, instruções sobre como saborear melhor os prazeres da vida aqui e agora e uma explicação completa da importância de nos mantermos ativos para nos sentirmos felizes. A ciência da felicidade é um livro diferente, um guia que nos auxilia a entender o que é e o que não é a felicidade, e o que pode ser feito para nos aproximarmos da vida feliz que ambicionamos, aumentando o nível de felicidade em nosso dia-a-dia. (abaixo estão a versão em inglês e português, confira o estoque de ambas)


Positividade descubra a força das emoções positivas, supere a negatividade e viva plenamente – Barbara L. Fredrickson psicologia positiva

Positividade: descubra a força das emoções positivas, supere a negatividade e viva plenamente – Barbara L. Fredrickson (2010)

A dra. Barbara L. Fredrickson compartilha com o público o conhecimento de quem há mais de vinte anos estuda a positividade, usando-a como uma ferramenta para transformar vidas. Fredrickson ensina como atingir o equilíbrio entre as emoções positivas e negativas. Todos sabem que a negatividade tem o poder de sugar energias e contaminar relações pessoais e profissionais; contudo, desconhecem o poder e a capacidade de transformação da positividade. Na contramão da maioria dos especialistas em emoções, que se concentram na negatividade e nos males causados por ela (como a depressão), a autora mostra, com fluidez, os benefícios ilimitados de se injetar emoções positivas em nosso cotidiano.(abaixo estão a versão em inglês e português, confira o estoque de ambas)


“A Trilha da Felicidade Como aplicar a ciência da felicidade a fim de acelerar o sucesso” – Emma Seppälä psicologia positiva

“A Trilha da Felicidade: Como aplicar a ciência da felicidade a fim de acelerar o sucesso” – Emma Seppälä (2016)

Emma Seppälä explica que a razão pela qual estamos nos boicotando é que vemos o sucesso de forma desatualizada. Somos ensinados que conquistar significa fazer tudo que é lançado para nós com foco e disciplina, que sucesso depende da nossa força e talento, e que a realização não pode acontecer sem estresse. Esse livro destrói essas teorias. Seppälä demonstra que ser feliz é o fator mais produtivo que podemos fazer para florescer. Ela compartilha estratégias práticas de uso diário de acordo com descobertas científicas. Uma vida realizadora, com sucesso e sem ansiedade dentro do nosso alcance. A “Trilha da Felicidade” mostra o caminho.


“Social Por que nossos cérebros são formados para se conectar” – Matthew D. Lieberman psicologia positiva

“Social: Por que nossos cérebros são formados para se conectar” – Matthew D. Lieberman (2013)

Em Social, o renomado psicólogo Matthew Lieberman explora estudos inovadores de neurociência social revelando que nossa necessidade de se conectar com outras pessoas é mais fundamental, mais básica, do que nossa necessidade por comida e abrigo. Por causa disso, nosso cérebro utiliza o tempo livre pra aprender o mundo social – outras pessoas e nossa relação com elas. Acredita-se que devemos nos comprometer 10.000 horas para dominar uma habilidade. De acordo com Lieberman, no momento que qualquer pessoa completa 10 anos, já gastou 10.000 horas aprendendo as relações entre pessoas e grupos.

 

Gostou??? Qual livros desses você já leu? Qual você mais gostou? Tá faltando algum? Deixe sua opinião e seus comentários.

Espero que esse guia de livros de Psicologia Positiva possa ajudar você a começar a se interessar pelo assunto e desfrutar de uma vida mais feliz.

 

Lista escrita por Ubiratan Júnior do site CANAL DA FELICIDADE

 

Leia nossa indicação e post “MAIS ARTIGOS DE PSICOLOGIA”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário